Conferência online é gratuita e não necessita de inscrição prévia

A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) realiza na próxima sexta-feira (28), das 15h às 17h, mais uma edição do WebRebrats. O tema desta edição é “Implantação do Sistema GETS para gestão de equipamentos médicos: Governança de dados em rede". O debate contará com a mediação de Fotini Toscas, titular no Comitê de Produtos e Procedimentos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). O evento será transmitido ao vivo pela plataforma Microsoft Teams. A conferência online é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Foram convidados para essa edição Fernanda Vieira Frondana, engenheira clínica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh), Gustavo Vivas, engenheiro clínico no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-UFES/Ebserh), e Rafael Gadelha, chefe do Setor de Engenharia Clínica do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB/Ebserh). Na ocasião, Fernanda compartilhará as interfaces da engenharia clínica nos estudos de avaliação de tecnologias em saúde (ATS) de dispositivos médicos, Vivas abordará a governança de dados e subsídios para elaboração dos estudos de ATS e Gadelha apresentará sobre o processo de contratualização e implantação do sistema de gestão.

Para participar, clique aqui.

Conheça os palestrantes:

Fotini Santos Toscas
Membro titular dos NATS no Comitê de Produtos e Procedimentos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Servidora pública da Carreira de Pesquisador Científico. Servidora pública da Carreira de Pesquisador Científico. Coordenadora do Núcleo de Análise e Projeto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NAPATS) do Instituto de Saúde de São Paulo. Pesquisadora associada no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (LEPIC/HCFMUSP). Docente da disciplina Avaliação de Tecnologias em Saúde e da disciplina Inovação Tecnológica do curso de especialização em Saúde Coletiva SES/SP. Doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especialista em Engenharia Clínica. Membro da Comissão Feminina Enedina Marques (CFEM) da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin).

Fernanda Vieira Frondana
Atua como engenheira clínica na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Desenvolveu trabalhos de coordenação nacional na gestão central da empresa, com ênfase na estruturação dos serviços de engenharia clínica dentro dos hospitais universitários e na sistematização das compras centralizadas de equipamentos médicos, em especial no modelo turnkey para aquisição de equipamentos de alta complexidade. Mestre em Gestão e Inovação em Saúde, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em economia da saúde, pela Universidade de Goiás, e engenharia clínica, pela Universidade de Brasília. Graduou-se em 2007 em engenharia elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia. Atualmente, dedica seus estudos à sistematização do processo decisório para aquisição de equipamentos médicos para otimização de investimentos públicos.

Gustavo Vivas
Atua na área de engenharia clínica há mais de quinze anos, já desenvolveu projetos de expansão, implantação e gestão de serviços de engenharia clínica no RJ, MA e ES. Graduação pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em engenharia biomédica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em engenharia clínica pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Tem ampla experiência em gestão de tecnologias para a saúde, atua como chefe do setor de engenharia clínica no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-UFES/Ebserh).

Rafael Moraes Gadelha
Engenheiro com forte experiência internacional trabalhando em multinacionais e empresas públicas com foco em atividades que impactam na satisfação do cliente, redução de custos e otimização da manutenção. Tem trabalhado com gerenciamento de projetos, Supply Chain, projetos de saúde e também engenharia clínica. Forte experiência com gestão de manutenção, baseada em análise de criticalidade. Amplo conhecimento em supervisão com excelente habilidade em coordenação de equipes.