A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) anunciou a abertura de sua nova base de dados, disponível na Biblioteca Virtual em Saúde - Economia da Saúde (BVS Ecos), durante o IV Encontro Nacional dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) da Rebrats no VI Congresso da Rebrats. Na ocasião, foi apresentado o Guia para a Seleção de Estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde para a Base de Dados da Rebrats, que define critérios de seleção quanto a cobertura temática e autoria, além dos tipos de produção técnico-científica elegíveis para submissão. A iniciativa, desenvolvida em colaboração com o Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (Desid/SE/MS), funcionará como um repositório de estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) produzidos pelos NATS membros da Rede.

O novo repositório substitui o antigo Sistema de Informação da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde (SisRebrats) como uma ferramenta que viabiliza a interlocução entre os membros da Rede e a sociedade, sendo o veículo de divulgação de produtos e de disseminação do conhecimento sistematizado. Com a Base de Dados da Rebrats, os estudos aprovados passam a ter maior visibilidade e podem ser indexados em bases de referência, como a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), a Base Regional de Informes de Evaluación de Tecnologías en Salud de las Américas (BRISA) e a Base Ecos, e marca um avanço importante na organização e disseminação da produção técnico-científica dos NATS que compõem a Rede.

Fluxo de análise

O processo será conduzido pela Secretaria-Executiva da Rebrats e envolve quatro etapas:

  • Submissão dos estudos via formulário eletrônico;
  • Análise de elegibilidade, de acordo com os critérios do Guia;
  • Indexação bibliográfica dos estudos aprovados;
  • Publicação na Base de Dados da Rebrats e integração com as demais bases da BVS Ecos.

Prazos de envio

As submissões poderão ser realizadas, individualmente, de 18 de dezembro a 31 de janeiro, por meio deste formulário de submissão.
O formulário eletrônico para a submissão de estudos será disponibilizado periodicamente conforme volume de estudos recebidos para análise pela Secretaria-Executiva da Rebrats.
A Rebrats reforça a importância da participação dos NATS e destaca que o novo repositório contribuirá para ampliar a visibilidade e o acesso às evidências em ATS.