Evento presencial foi realizado em Brasília (DF)

O Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde participou da Conferência UK, Brasil & LATAC em Avaliação de Tecnologias em Saúde, evento promovido pela Embaixada do Reino Unido, em Brasília (DF). Realizado em parceria com o National Institute for Health and Care Excellence (NICE) e a Universidade de York, o workshop possibilitou o compartilhamento de experiências com países da América Latina.

Temas como doenças raras e oncológicas, desafios na tomada de decisão, e reavaliação de tecnologias foram tratados pelo DGITS durante os dois dias do evento. A diretora do Departamento, Vania Canuto, falou sobre o trabalho da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e sobre iniciativas positivas que colocam a Comissão brasileira como referência em ATS para diferentes países.

Coordenadores de Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), contratados pelo MS para a realização de estudos, também compareceram à Conferência que debateu o aprimoramento da ATS no Brasil a partir da experiência e expertise dos participantes e do NICE. Para os que não puderam estar presentes, o acesso à programação foi liberado por meio do acesso remoto.

O NICE é a agência do Reino Unido responsável por conduzir todos os processos de avaliação de tecnologias, sendo responsável também pela recomendação de uso dessas tecnologias.

Técnicos da Universidade de York e do NICE discutiram questões centrais com representantes dos sistemas de saúde da Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai, abordando dificuldades e demais desafios do processo de ATS.

Participaram integrantes do Plenário da Conitec, coordenadores e técnicos do DGITS, atores do processo de deliberação (representantes de paciente, indústria, especialistas), representantes de departamentos da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), representantes da Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai e técnicos da Embaixada Britânica.

Desde 2019, o governo do Reino Unido, em parceria com o NICE, tem promovido workshops anuais para debater temas importantes na área de ATS. Os eventos foram realizados em diferentes formatos até o presente ano. Em edições anteriores, além de workshops também foram apresentadas learning sessions, tanto na modalidade online quanto presencial. As apresentações têm sido divididas em sessões abertas e fechadas, com convidados e inscritos.