- Publicado: 07 Outubro 2025
Lista dos trabalhos aprovados será divulgada em 13 de outubro
O VI Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) alcançou uma marca inédita: foram submetidos 412 resumos, entre os dias 19 de agosto e 17 de setembro. O número supera todas as edições anteriores e demonstra o crescimento do interesse pela produção e disseminação de evidências científicas para apoiar decisões em saúde.
Das submissões, 346 são trabalhos científicos, 25 produtos de parcerias com o DGITS e 41 iniciativas do “Democratizando a ATS”, modalidade que incentiva a tradução e disseminação do conhecimento sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) em linguagem acessível. Participaram profissionais dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais do setor público nas esferas federal, estadual e municipal, centros de pesquisa e universidades.
Avaliação criteriosa e novos prazos
Todos os trabalhos serão avaliados por comissão científica com base em critérios de relevância, inovação, aplicabilidade e conformidade com as normas da chamada. Ainda, os resumos serão ranqueados de acordo com a pontuação obtida na avaliação e aqueles com melhor pontuação serão selecionados para a apresentação oral.
Devido ao grande volume de submissões, o prazo para divulgação dos trabalhos aprovados foi prorrogado. A lista completa será divulgada no dia 13 de outubro nos canais oficiais da Rebrats.
Acesse a retificação do edital aqui.
Os trabalhos com melhor desempenho serão reconhecidos durante a cerimônia de encerramento do Congresso.
Temáticas ampliadas e modalidades de participação
Nesta edição, a Chamada de Submissão dispôs que os trabalhos científicos deveriam estar alinhados a temáticas relacionadas à ATS, com a possibilidade de selecionar até dois temas no momento da submissão. Também foi permitido submeter propostas em mais de uma modalidade, desde que cada trabalho atendesse aos critérios estabelecidos na chamada.
As três modalidades de submissão foram:
• Trabalhos Científicos: pesquisas originais e estudos conduzidos por profissionais da ATS, que abrangem um ou mais temas dentro do escopo definido.
• Democratizando a ATS: iniciativas locais implementadas pelos NATS ou instituições de origem, em formatos diversos, que contemplem a proposta de disseminar e traduzir o conhecimento em ATS para uma linguagem acessível e compreensível.
• Produtos de capacitações finalizadas e editais de fomento à pesquisa em ATS do Ministério da Saúde: trabalhos resultantes de cursos de capacitação e projetos fomentados pelo Ministério da Saúde, como especializações e MBAs, além de pesquisas financiadas por editais públicos.
Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do VI Congresso da Rebrats, reforçando o compromisso da Rede com a divulgação e o acesso às evidências científicas em saúde.
Sobre o Congresso
Referência nacional na área de ATS, o VI Congresso da Rebrats será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A programação completa, com os detalhes sobre as apresentações, será divulgada em breve nos canais oficiais da Rede.