A Rebrats promove, no dia 29 de agosto, das 15h às 17h, mais uma edição do WebRebrats, que terá como tema “ATS para Dispositivos Médicos: Domínios, Desafios e Perspectivas no SUS”. O evento contará com a participação de Leidy Anne Teixeira, da Anvisa, da Marisa Santos, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e de Fotini Toscas e Evelinda Trindade, do Instituto de Saúde. O encontro conta também com a participação e mediação de Vania Canuto, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A transmissão será ao vivo via Microsoft Teams, gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

A proposta é reunir as especialistas para debater sobre os principais desafios, domínios e perspectivas da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) aplicada a dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão apresentados estudos recentes e experiências sobre metodologias, gestão, governança e critérios para incorporação dessas tecnologias no sistema público. A iniciativa reforça a importância da ATS para garantir segurança, eficiência e inovação na saúde pública brasileira. 

Acesse as edições anteriores aqui

Conheça os palestrantes:   

• Vania Canuto (OPAS)

Economista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Economia da Saúde e Farmacoeconomia pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona e mestrado em Saúde Pública/ATS pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Servidora pública federal desde 2001 na carreira de Especialista em Políticas e Gestão Governamental, atuou como gerente adjunta de Avaliação Econômica de Novos Medicamentos na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos CMED/Anvisa. No Ministério da Saúde do Brasil, foi assessora no DECIT e diretora adjunta do DGITS, e ocupou o cargo de secretária adjunta da SCTIE e de diretora do DGITS e presidente da CONITEC. Foi diretora da sociedade HTAi e, desde o início de 2023, atua na PAHO como Technical Officer - Development of Research and Production Ecosystems for Health Technologies. 

• Leidy Anne Teixeira – Anvisa

Mestre em Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e bacharel em Química pela Universidade de Brasília (UnB). Assessora da Segunda Diretoria da Anvisa. Possui mais de 10 anos de experiência na regulação sanitária de dispositivos médicos, com atuação nas áreas de registro, tecnovigilância, inspeção e fiscalização.

• Evelinda Trindade – Instituto de Saúde

Pesquisadora e professora na Rede Paulista de Avaliação de Tecnologias da Saúde da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (REPATS-SES/SP); no Núcleo de Avaliação de Tecnologias da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (NATS-HCFMUSP); no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia (LEPIC-HCFMUSP); na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias da Saúde, (Rebrats/DGITIS-SCTIE) e CONITEC/MS; ·na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, particularmente na Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária e Gerência de Tecnovigilância; ·bem como junto ao Conselho Nacional de Justiça, como monitora para os estados da Região Norte do Brasil para apoiar o desenvolvimento e implementação da Rede de NAT-JUS estaduais para apoiar o Poder Judiciário. 

• Fotini Toscas – Instituto de Saúde

Servidora Pública da carreira de Pesquisador Científico, coordenadora do Núcleo de Análise e Projeto de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Instituto de Saúde/SP. Membro titular no Comitê de Produtos e Procedimentos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS).  Convidada especialista da Câmara Técnica de Tecnovigilância da Anvisa. Convidada especialista na Subcomissão de Produtos e Procedimentos do Ministério da Saúde. Docente da disciplina Avaliação de Tecnologias em Saúde e da disciplina Inovação Tecnológica da Pós-Graduação em Saúde Coletiva SES/SP. Doutora em Radiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no tema de Avaliação e Incorporação de dispositivos médicos no SUS. 

• Marisa Santos – Instituto Nacional de Cardiologia (INC)

Médica, doutora em epidemiologia, coordenadora do doutorado em Avaliação de Tecnologias do Instituto Nacional de Cardiologia (INC). 

 

Serviço:  
WebRebrats – WebRebrats traz Dispositivos médicos como tema da edição de agosto

Data: 29 de agosto de 2025 (sexta-feira)  
Horário: 15h às 17h (horário de Brasília).  
Link para acesso.