Avaliação de dados ocorrerá por meio de formulário já disponível para acesso

O Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde (MS) está convocando gestores e profissionais de saúde para que participem do Estudo ASPAS - Avaliação Situacional de Protocolos Assistenciais do SUS. A iniciativa é dirigida aos gestores locais e profissionais de saúde atuantes na atenção especializada e assistência farmacêutica, nos estados e municípios. A proposta objetiva identificar como os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) estão sendo implementados após sua publicação pelo Ministério da Saúde.

Os PCDT são documentos normativos que padronizam a classificação, o diagnóstico, o tratamento e o monitoramento de diversas condições de saúde. Pela complexidade atrelada à implementação desses PCDT, é importante avaliar qual o entendimento sobre esses documentos e como estão sendo aplicados na prática.

Interessados podem se cadastrar pelo formulário disponível aqui. Na sequência, a equipe entrará em contato para o envio da avaliação completa. Os profissionais cadastrados receberão um acesso individualizado e anonimizado ao link de preenchimento do formulário de dados (via Redcap).

Para acessar o protocolo do estudo, clique aqui.

Os resultados da pesquisa serão divulgados com anonimato de todos os participantes. O trabalho ocorre em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Saiba mais
São necessárias quatro etapas para concluir a participação:

1) Cadastro na plataforma Redcap
Tempo estimado: 1 minuto

2) Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE)
Tempo estimado: 5 minutos

3) Questionário sociodemográfico
Tempo estimado: 3 minutos

4) Questionários para cada perfil (1 a 4 questionários)
Tempo estimado para cada questionário: 20 minutos

Caso o interessado não tenha se cadastrado na plataforma e queira contribuir com a pesquisa é só acessar https://redcap.link/estudo_aspas.
Caso tenha sido feito o cadastrado na plataforma Redcap, mas sem o envio do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), a orientação é para que o participante procure pela palavra "ASPAS" no e-mail (caixa de entrada, spam e lixo eletrônico) ou acesse https://redcap.link/estudo_aspas para novo cadastro e recebimento de novos e-mails.