- Publicado: 18 Setembro 2024
Com mais de mil profissionais cadastrados e NATS situados em todas as regiões do país, a Rede se consolida como referência nacional em Avaliação de Tecnologias em Saúde
Na última semana a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) alcançou a marca de 1000 profissionais cadastrados na Rede e 120 Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), localizados em todas as regiões do país - um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
Criada em 2011, a Rede é composta por NATS, que funcionam dentro de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, reunindo recursos e profissionais com competência técnica para desenvolver, promover e executar a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Esses núcleos desempenham um papel fundamental ao realizar análises técnicas que apoiam a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) nas recomendações sobre a incorporação, monitoramento, desincorporação e o uso de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS).
A existência da Rede fortalece a qualidade das análises da Conitec, garantindo que as melhores evidências científicas sejam levadas em consideração durante o processo de tomada de decisões em saúde. Isso inclui não apenas a avaliação das tecnologias em si, mas também a adequação ao contexto real do sistema de saúde brasileiro.
A Rebrats tem assegurado que inovações tecnológicas sejam rigorosamente avaliadas, garantindo que os brasileiros tenham acesso a tratamentos eficazes, seguros e custo-efetivos. A atuação abrangente e integrada da Rede consolida a ATS no Brasil, contribuindo para que as decisões em saúde sejam mais informadas e fundamentadas em evidências científicas.
"Hoje, a Rebrats é amplamente reconhecida por sua contribuição para o processo de avaliação de tecnologias no SUS, na implementação de diretrizes clínicas e enfrentamento dos grandes desafios da judicialização da saúde", afirmou Luciene Bonan, Diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SECTICS/MS).
Ao longo dos anos, a Secretaria-Executiva da Rebrats, que está sob a responsabilidade do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), que faz parte da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS), vinculada ao Ministério da Saúde, tem desempenhado um papel estratégico no fortalecimento da Rede, coordenando iniciativas de tradução do conhecimento e estimulando a colaboração entre os NATS. Essa expansão reflete o compromisso da Rebrats em promover uma saúde pública mais justa e baseada em evidências, consolidando seu papel como um dos principais atores no cenário da ATS no Brasil.
Congresso da Rebrats
O Congresso da Rebrats, realizado anualmente, é um evento de grande relevância na história da ATS no Brasil. Com o objetivo de ampliar o debate sobre o tema em todo o país, o evento conecta instituições acadêmicas, profissionais de saúde e redes de colaboração internacionais, promovendo um ambiente de troca de conhecimento e experiências positivas no campo da ATS.
Além de fortalecer a interação entre o Brasil e redes globais, o evento dissemina conhecimento sobre temas emergentes e inovadores, proporcionando um espaço para discussões científicas e estratégicas. A cada edição, o congresso se consolida como uma plataforma essencial para o desenvolvimento da ATS, abordando desde avanços tecnológicos até desafios de incorporação no SUS.
Na última edição, realizada em 2023, o Congresso contou com a participação de mais de 35 palestrantes nacionais e internacionais, que compartilharam suas expertises durante os dias de programação científica em Brasília (DF). Foram submetidos 294 trabalhos, dos quais 204 foram aprovados, representando uma diversidade de pesquisas e iniciativas de impacto. Entre as novidades, destacou-se o Café com Inovação, um espaço de debates informais com múltiplas perspectivas, onde profissionais e usuários do SUS puderam compartilhar suas vivências e discutir inovação no contexto da ATS.
A quinta edição do Congresso, que terá como tema central "Novos Horizontes na ATS: da Inovação à Incorporação", será realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, também em Brasília (DF). O evento está com prazo aberto para submissão de trabalhos até o dia 18 de setembro, contemplando apresentações em formatos de pôster, apresentações orais e a nova modalidade Democratizando a ATS. O novo formato visa promover o compartilhamento de experiências de tradução do conhecimento e divulgação científica, contribuindo para a difusão da ATS em todo o país.
Confira a chamada pública.
Rebrats nas redes sociais: novos canais para debates em avaliação de tecnologias
A Rebrats mantém uma presença ativa nas redes sociais, envolvendo seus membros e a comunidade em debates diversos sobre ATS. Por meio de conteúdos variados em suas plataformas digitais, a Rede proporciona diversas oportunidades para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos Núcleos e aprofundar o conhecimento sobre o setor.
Realizado mensalmente, o WebRebrats é um webinário que aborda temas relevantes para a área de ATS. A iniciativa busca fomentar o debate entre os membros da Rebrats, contribuindo para o desenvolvimento e integração da Rede, e todas as edições são publicadas, na íntegra, no Youtube e no Spotify. Além disso, no Canal da Rebrats no Spotify também é possível encontrar o quadro NATS em 1 minuto, que oferece uma oportunidade para que os membros dos Núcleos apresentem suas instituições e compartilhem suas produções e atividades.
Outro destaque é o Informe Rebrats, enviado quinzenalmente, que já conta com mais de 1700 inscritos. A publicação divulga eventos, estudos e pesquisas prioritárias, além de capacitações e outras oportunidades na área de ATS, mantendo os leitores informados sobre os principais avanços do campo.
Acompanhe a Rebrats também no LinkedIn, YouTube e Spotify para acessar conteúdos exclusivos e se manter atualizado.
Inscreva-se para receber o Informe Rebrats e fique por dentro das últimas notícias!
Qualificação contínua dos membros garante excelência em ATS
Uma importante estratégia da Secretaria-Executiva da Rebrats é a redução das desigualdades entre os NATS espalhados pelas diversas regiões do Brasil. Após a categorização desses núcleos, a Rebrats vem implementando uma série de ações voltadas à capacitação, com o objetivo de nivelar competências entre os profissionais e estimular a produção científica na área.
Para alcançar esses objetivos, a Rede tem intensificado seus esforços por meio de parcerias estratégicas com importantes instituições.
Entre as ações de destaque estão iniciativas como a turma temática em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde (MPPPS) da Fiocruz, as especializações da área de ATS promovidas pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), além dos cursos realizados em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), e Hospital Moinhos de Vento (HMV) via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Essas formações são parte fundamental dos esforços da Rebrats para apoiar o desenvolvimento e a capacitação contínua dos profissionais da Rede, garantindo que estejam preparados para enfrentar os desafios da incorporação de tecnologias no SUS.
Como se tornar um membro da Rede
Para se tornar um NATS da Rebrats, instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos devem submeter uma proposta de adesão, demonstrando capacidade técnica e recursos necessários para realizar análises de tecnologias em saúde. O processo inclui a apresentação de documentos que buscam conhecer o núcleo e avaliar o comprometimento com as diretrizes da Rede. Após a aprovação pelo Comitê Gestor da Rebrats, o NATS passa a integrar a Rebrats, com acesso a recursos compartilhados, capacitações e colaborações com outros núcleos e instituições parceiras, passando também pela avaliação da capacidade técnica para delinear sua classificação.
Atualmente, os NATS são categorizados em três eixos:
• Síntese de Evidências;
• Avaliação Econômica;
• Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas.
Confira a categorização dos NATS aqui.
Integrar a Rebrats oferece inúmeras vantagens, como o fortalecimento da capacidade técnica através de treinamentos e intercâmbio de conhecimento com outros NATS. Além disso, a participação na Rede confere visibilidade e reconhecimento nacional, permitindo que os Núcleos contribuam de forma significativa para a melhoria das políticas de saúde e decisões de incorporação de tecnologias no SUS.
Para se tornar membro, os NATS pertencentes a uma instituição pública ou privada sem fins lucrativos deverão:
• Conhecer as Normas de Organização e Funcionamento da Rebrats;
• Preencher o Termo de Adesão;
• Preencher a Ficha de Cadastro da Instituição;
• Preencher o Formulário de Declaração de Conflito de Interesse;
• Preencher o Roteiro de Apresentação da Instituição.
• Preencher o Termo de Adesão;
• Preencher a Ficha de Cadastro da Instituição;
• Preencher o Formulário de Declaração de Conflito de Interesse;
• Preencher o Roteiro de Apresentação da Instituição.
Os documentos acima deverão ser devidamente preenchidos e encaminhados para o endereço eletrônico: rebrats@saude.gov.br.
A Rebrats continua o trabalho para se consolidar como uma referência nacional e internacional em ATS, com o apoio dos NATS, promovendo ações para fortalecer a capacidade técnica dos seus membros, ampliar a disseminação e conhecimento e contribuir para a tomada de decisão informada por evidências.