Apresentação

Fundado em 1927, o Hospital Moinhos de Vento (HMV) destaca-se como uma das seis instituições habilitadas como Hospital de Excelência pelo Ministério da Saúde (MS). Foi o primeiro hospital do sul do país acreditado pela Joint Commission International, e é afiliado à Johns Hopkins Medicine International. O Instituto de Educação e Pesquisa do HMV (IEP-HMV) foi inaugurado em dezembro de 2003 e desenvolve projetos de pesquisa clínica com foco principal em avaliação de tecnologias em saúde. Possui cursos de Pós-Graduação Lato sensu e programa de residência médica.

Estrutura

O IEP-HMV disponibiliza recursos humanos e estrutura física para a condução de pesquisas clínico-epidemiológicas, incluindo ensaios clínicos multicêntricos. Sua estrutura conta com espaço físico para realização de reuniões e eventos científicos, recursos on-line, apoio administrativo, Comitê de Ética em Pesquisa, equipe de consultores em bioestatística, metodologia científica e epidemiologia, que presta suporte para submissão, implantação e execução de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos pela instituição.

Como a Instituição trabalha

O IEP-HMV desenvolve pesquisas clinico-epidemiológicas em parceria com o corpo clínico do hospital, outras instituições de ensino e pesquisa e com o Ministério da Saúde. No âmbito da educação, desenvolve qualificação institucional e da comunidade em geral. O Programa de Pós-Graduação oferece cursos nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão, Medicina, Nutrição e Psicologia.

Parceiros

O Hospital Moinhos de Vento é a primeira instituição no Brasil a formalizar afiliação junto à Johns Hopkins Medicine International. Realiza também parcerias com pesquisadores de universidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Linhas de pesquisa atuais:

  • Avaliações econômicas, revisões sistemáticas e metanálises nas áreas de oncologia, medicina intensiva e doenças crônicas não transmissíveis;
  • Qualidade de vida pós-alta hospitalar
  • Assistência farmacológica em unidades de emergência;
  • Gestão de serviços integrados de saúde;
  • Desenvolvimento e implementação de protocolos clínico-assistenciais;
  • Desenvolvimento de Técnicas de Operação e Gestão de um Serviço de Atenção à Saúde da Mama;
  • Apoio Matricial no Âmbito da Rede Cegonha a Estabelecimentos de Saúde que Concentram Óbitos Maternos: Desenvolvimento de Técnicas de Operação, Gestão e de Capacitação Permanente.

Informações para contato

Diretor: Prof. Dr. Rodrigo Antonini Ribeiro
Representante na REBRATS: Rodrigo Antonini Ribeiro (titular)
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 910.
Porto Alegre/RS
CEP 90035-001
Telefone: (51) 3314- 3258
Fax: (51) 3314-3692
Internet: www.hospitalmoinhos.org.br 
E-mail: Maicon.falavigna@hmv.org.br


Como se tornar membro

Instituições que realizam ATS no Brasil. 

Saiba mais...

Sugestão de pesquisas

Participe! Envie sua sugestão de pesquisa em ATS. 

Saiba mais...

Descomplicando a ATS

Acesse aulas abertas, cursos e workshops gratuitos sobre ATS.

Ferramentas de ATS

coronavirus

Conheça as ferramentas utilizadas.

Mais notícias